OITO MESES DE GESTÃO
(OUT09-JUN10)
Logo após o levantamento dos principais problemas que afectam a Verdizela, a actual Direcção reuniu-se com o Presidente da Câmara do Seixal, com o Presidente da Junta de Freguesia de Corroios e com a Comandante da PSP da Esquadra de Corroios, tendo havido uma excelente compreensão pela resolução dos nossos problemas.
Seguiram-se posteriormente inúmeras reuniões com Vereadores, com outros responsáveis intermédios e com técnicos da Câmara.
É tempo de dizer, contudo, que nunca mais nos foi concedida oportunidade de reunir com o Vereador do Pelouro do Urbanismo e Infra-Estruturas Municipais, elo de ligação da Câmara à AMAV conforme estipulado pelo Presidente da Câmara. Tal facto tem dificultado a desejável resolução dos nossos problemas.
Por outro lado, temos tido boa receptividade às nossas necessidades por parte da Junta de Freguesia, sendo esta Festa da Verdizela um bom exemplo deste relacionamento.
Devemos também referir que os membros desta Direcção não têm regateado esforços e o necessário empenhamento, traduzido em regulares reuniões mensais e muitas outras esporádicas. O trabalho menos visível é sempre mais difícil de ser apreciado.
Deste trabalho desenvolvido não queremos esquecer as iniciativas para promover o convívio entre moradores (ex.: Festa do Magusto, Poesia Vadia, Festa da Verdizela) que nos parece importante para atingirmos os objectivos a que nos propomos.
Neste contexto, apresentamos o seguinte ponto da situação, objectivamente e sem qualquer análise crítica:
Estado dos arruamentos:
A Câmara Municipal providenciou a reparação dos buracos das ruas principais, mas após as chuvas seguintes a situação degradou-se. Nesta data, continuam também por reparar as lombas provocadas pelas raízes dos pinheiros tornando quase intransitáveis alguns arruamentos secundários, sendo péssimo o estado geral das ruas da Verdizela.
A Câmara informa que, estando previstas grandes obras para implantação da rede de esgotos, deixará para depois a colocação de um novo piso nas respectivas ruas.
Terceira via de entrada na Verdizela:
A autarquia, pela voz do Vereador Jorge Silva, teve um gesto de boa vontade, manifestando a intenção de proceder ao alcatroamento da Rua Pateira de Fermentelos. Embora tal competisse aos donos dos lotes contíguos, a Câmara dispunha-se a fazê-lo em nome do interesse de todos os moradores.
Ignora-se a data da sua concretização.
Nova sede da Associação no antigo Quartel dos Bombeiros:
É intenção da Câmara estabelecer connosco um Protocolo de Cedência daquele espaço.
Vários meses após a promessa da vinda de técnicos para fazer o levantamento das necessidades de reparação da referida construção, só nesta semana tivemos oportunidade de nos encontrarmos com eles.
Prevendo-se que a despesa entre no orçamento de 2011, admitimos que no próximo ano possamos dispor de uma indispensável sede.
Rede de esgotos:
A rede de esgotos domésticos, dados os valores em causa, terá uma estimativa de início das obras no próximo ano, a qual ficou de ser confirmada pelo Presidente da Câmara. Continuamos a aguardar esta informação obviamente importante para todos os moradores.
Utilização do Parque Desportivo:
Afigurando-se legítimo que os moradores da Verdizela tenham um acesso privilegiado ao parque desportivo em termos tarifários, reforçámos na semana passada o pedido de resposta a esta nossa pretensão.
Segurança do Aldeamento
Foi efectuada uma reunião com o Vereador da Protecção Civil e trocados alguns e-mails no sentido de criar um sistema de segurança colectivo baseado na figura do Guarda-Nocturno, cuja actividade foi regulamentada pelo município. Só após informação do Vereador sobre as possíveis condições de criação desse serviço, nomeadamente sobre os encargos, é que será possível encetar uma discussão objectiva com os moradores.
Outras situações a aguardarem resposta camarária:
Os serviços da autarquia colocaram ramagens contaminadas num lote da Av. Pinhal do Caldas, provenientes do corte de dois pinheiros. Embora o tivéssemos comunicado por várias vias ainda não houve qualquer reacção.
Ainda não nos foi transmitida qualquer solução para as questões que colocámos relativas aos pinheiros em risco de cair, nem tão pouco relativamente aos contentores de lixo a colocar nas saídas da Verdizela, os quais foram solicitados por alguns moradores para determinadas situações específicas.
No final deste Verão cumpriremos a obrigação estatutária de prestar contas do nosso trabalho na sequência da Assembleia Geral convocada pela respectiva Mesa.
Continuaremos a pugnar por uma melhor qualidade de vida no nosso Aldeamento, sendo para tal indispensável o aumento do número de associados e desejável um maior empenhamento de todos na defesa deste bem comum – a Verdizela.
A Direcção da AMAV
Sem comentários:
Enviar um comentário