20/10/10

Relatório de Direção p/ Assembleia Geral de 23 Outubro 2010 às 15.00

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO ALDEAMENTO DA VERDIZELA - AMAV
RELATÓRIO DA DIRECÇÃO
RESUMO
Completado um ano de exercício, prestamos contas aos associados do trabalho desenvolvido e dos objectivos a atingir no futuro.
Recordando que tomámos posse num período de estagnação da actividade da AMAV, iniciámos com grande entusiasmo um trabalho em prol deste aldeamento e do qual apresentamos os principais resultados sintetizados em dois parâmetros:
              - Actividades do nosso âmbito interno, das quais nos orgulhamos do esforço desenvolvido
              - Acções dependentes de entidades externas, com algum êxito junto de umas e uma grande frustração relativamente a outras.

ACTIVIDADES DO NOSSO AMBITO INTERNO

A realização periódica de reuniões permitiu a tomada de decisões cujo grande objectivo foi congregar os moradores e estimulá-los para a resolução colectiva dos nossos problemas.
Assim, através do Magusto (Nov 09), do Passeio de Bicicleta (Jan 10), da Poesia Vadia (Maio 10) e da Festa da Verdizela (Jun 10) procurámos o convívio entre os moradores no âmbito gastronómico, cultural e desportivo.
Os contactos porta-a-porta permitiram-nos ouvir os principais problemas dos moradores e captar novos associados que, nesta data, atingem o número de 119 famílias.
Explorámos o recurso da internet para chegar mais facilmente às pessoas, criando um blogue http://moradoresverdizela.blogspot.com/
e um Fórum de Discussão
A nossa tesouraria apresenta um saldo significativo de 6.530,44€ , o que reflecte o esforço de recolha de quotas dos associados e as reduzidas despesas efectuadas.
Para o futuro, propomo-nos dar continuidade às iniciativas já realizadas, consolidar a tradição do Magusto em Novembro e da Festa da Verdizela em Junho. Tencionamos igualmente promover brevemente um peddy-paper no aldeamento, tendo em vista percorrer, de uma forma lúdica, os pontos negros da Verdizela, terminando numa simbólica distribuição de prémios alusivos aos problemas existentes e para a qual convidaremos as entidades com responsabilidades na sua resolução.

ACÇÕES DEPENDENTES DE ENTIDADES EXTERNAS

Na sequência do levantamento dos nossos principais problemas, desenvolvemos contactos com diversas entidades.
O historial dessas abordagens e respectivas reuniões é apresentado em Quadro-Anexo.

Após a tomada de posse apresentámo-nos ao Presidente da Câmara Municipal, o qual nomeou o Vereador Jorge Silva como elo de ligação à Verdizela. Concretizámos com ele uma estimulante reunião, onde lhe foram apresentados os nossos problemas, que receberam a devida receptividade e o respectivo plano de respostas. Contudo, a concretização das referidas promessas tem sido frustrante e nem sequer conseguimos uma resposta positiva aos nossos vários pedidos de audiência.
Reunimos com o Vereador da Protecção Civil mas também não conseguimos obter resposta às nossas propostas escritas, apesar de insistentes pedidos de resposta.
Concretizámos outra reunião com o Adjunto do Vereador do Pelouro da Mobilidade, Equipamentos Municipais e Desporto, da qual resultou uma visita de técnicos à desejável futura sede da AMAV.
De sinal contrário tem sido a satisfação dos nossos projectos junto do Presidente da Junta de Freguesia de Corroios. O apoio na Festa da Verdizela e a colocação do placar informativo são exemplos deste relacionamento positivo. Infelizmente as competências e os recursos económicos destes órgãos autárquicos limita-lhes muito o âmbito da sua acção.
Fomos recebidos pela Comandante da Esquadra da PSP de Corroios a quem expusemos os nossos problemas de segurança e a disponibilidade da AMAV em colaborar com as autoridades policiais, mas devemos acrescentar que não houve qualquer acção desenvolvida pela sua parte.
Participámos na discussão pública sobre o projecto, já em execução do IC-32 que ligará a Via Rápida da Costa da Caparica a Paio Pires, com especial realce ao Nó de Belverde de donde partirá o renovado acesso à Fonte da Telha.

CONCLUSÕES

É com satisfação que apresentamos aos moradores os resultados pelo trabalho executado e cujo desenvolvimento estava ao nosso exclusivo alcance.
Partilhamos convosco a nossa frustração pela ineficácia da resolução dos nossos problemas junto da Câmara Municipal, relevando a inexplicável falta de resposta aos nossos pedidos de diálogo.
Os difíceis caminhos do associativismo não têm encontrado na autarquia a desejável abertura.

Enumeramos as questões que levantámos e para as quais não temos a devida resposta:
- Os buracos e as lombas dos nossos arruamentos tornam alguns deles perfeitamente intransitáveis
- Continua por cumprir a promessa de alcatroar o troço da Rua Pateira de Fermentelos
- O projecto de reparação da futura sede, prevista para 2011, ainda não nos foi apresentado, conforme tinha sido prometido
- O projecto da rede de esgotos domésticos aguarda informação da data prevista de início por parte do Presidente da Câmara
- A proposta de utilização privilegiada do Parque Desportivo, por parte dos moradores, continua a aguardar resposta
- Os nossos pedidos de remoção de restos de pinheiros contaminados não tiveram resposta
- A nossa proposta de colocação de contentores de lixo nas saídas da Verdizela continua a aguardar uma decisão
- A nossa proposta de experiência-piloto na segurança, através de guardas-nocturnos não obteve resposta do respectivo pelouro.

Não é nosso propósito retirar conclusões subjectivas sobre o ostracismo a que a autarquia votou as nossas propostas de diálogo; apelamos, isso sim, a que esta Direcção não obtenha, da parte dos moradores, um sentimento de desconfiança e de descrédito face aos enormes obstáculos com que nos confrontamos.
Garantimos o recurso a outros meios legítimos de recuperação do desejável diálogo com os órgãos autárquicos, assim haja disponibilidade da vossa parte em nos apoiarem.
Não baixaremos os braços perante as dificuldades e pugnaremos pela optimização dos recursos ao nosso alcance, tendo em vista uma Verdizela mais limpa, mais segura, mais moderna e mais unida.

Verdizela, 08 de Outubro de 2010
O Presidente da Direcção

Roberto Figueiredo Robles

Sem comentários: