29/06/11

Quem nos ajuda nosso amigo é !

Na senda na "apolitização" que nos guia e que voltamos a frisar queremos, no entanto, continuar a agradecer a ajuda recebida no Sr. Vereador Paulo Edson no seu blogue e nas iniciativas junta da Câmara e dos seus Colegas Vereadores.

Ver AQUI

Alteração da reunião da CM Seixal para 8 Julho 2011 - 9.30

Caros Amigos 


A próxima Reunião de Câmara será na próxima semana, 6.ª feira de manhã (9:30), dia 8 de Julho (excepcionalmente, por alteração promovida pelo Sr. Presidente durante a última reunião)



28/06/11

Todos à Câmara Municipal dia 30 de Junho de 2011

Na sequência do abate desenfreado de pinheiros esta Associação tem denunciado a todos os organismos que regulamentam a zona verde, desde a Câmara Municipal através de diversos departamentos e vereadores, GNR florestal, Organizações ambientalistas com a Quercus,  Comunicação Social em Jornais da Região, nacionais incluindo a maior agência de comunicação (Lusa) que virá hoje à Verdizela ( daremos notícia logo que exista).
Fizemos uma petição como podem ver AQUI
A maior parte não ligou nada ao assunto.
No fim de semana tivemos que chamar a PSP mas com base na lei do ruído - mas serviu para identificar os madeireiros e parar alguns dias. 
Porque recomeçou e em força de olharem para as fotos abaixo podem verificar.
Pedimos que todos os que puderem estar dia 30 de Junho na assembleia da Câmara Municipal do Seixal para demonstrarem a força do Aldeamento o façam - às 15.30

Agradecemos aos que se interessaram
Jornal do Seixal  ... AQUI
Gazeta de Viseu ... AQUI
Blogs ( Sem ser a nosso pedido e sem conotações politicas nossas ):
A Seriedade abraça o Seixal AQUI
A-SUL .... AQUI
Revolta das Laranjas (nota: do Vereador Paulo Edson que nos visitou na sua iniciativa "tome um café com" ... AQUI
Fúria do Cajado .... AQUI

Todos os facebokeiros que ajudaram obrigado à Cristina que forçou a noticia na Página da Quercus ... AQUI

O Obrigado a todos os que não aparecem nesta lista mas fizeram ALGO por nós continuem e apõem-nos












24/06/11

Está tudo sob controle


O Jornal do Seixal publicou um artigo sobre o abate descontrolado de pinheiros na Verdizela e sobre o debate deste tema em assembleia da Câmara Municipal do Seixal.
Sobre o mesmo assunto o Vereador da Protecção Civil e da Oposição Paulo Edson Cunha veio à Verdizela falar aos moradores.
A Direcção da Associação de Moradores (AMAV) reafirma a sua posição rigorosamente apartidária. O único partido que defendemos chama-se Verdizela.
Nesta perspectiva, fomos ouvir o Sr Vereador do PSD, expusemos os nossos problemas, pedimos contas de assuntos pendentes no seu pelouro e ouvimos compromissos de ajuda no âmbito autárquico. Se paralelamente ouve legítima propaganda partidária, nós não a alimentámos.
Tudo limpinho!
Da mesma forma, reunimos com o Sr Vereador Joaquim Tavares (Pelouro do Ambiente e Serviços Urbanos) a quem igualmente expusemos as nossas preocupações e ouvimos promessas de empenhamento.
Não falámos com outros Vereadores com pelouros, porque não nos têm recebido.
Também tudo muito claro!
O que não se afigura transparente são as situações no terreno, nomeadamente este corte desenfreado de pinheiros.
ESTÁ TUDO SOB CONTROLE! Ideia transcrita no jornal da perspectiva da autarquia.
Aparentemente, a chacina parece não ter continuado.
Mas apenas devido à acção da AMAV e dos moradores. Até recorrendo à PSP conseguimos parar um trabalho sem fiscalização durante feriado e fim de semana.
Realmente, temos algumas dúvidas, mas temos igualmente certezas que houve negligência de fiscalização camarária que levou ao abate ilegal de árvores, interpretação tendenciosa da lei que originou mais corte de pinheiros e várias situações inadmissíveis que põem em perigo o aldeamento por acumulação massiva de restos de árvores.
Tudo se controla. Até a negligência e os erros cometidos.
A AMAV trouxe o problema para a discussão pública. Ganhámos a batalha, mas ainda não ganhámos a guerra. Vamos continuar atentos!

20/06/11

Grupo Flamingo na Festa da Verdizela

Agradecemos ao Grupo Flamingo o seu contributo para a Festa da Verdizela, através dos painéis que nos prepararam







Segundo o que expressam no seu site:
O Grupo Flamingo é uma associação de defesa do ambiente, independente e sem carácter partidário, que se dedica à formação e sensibilização da população, executando as tarefas na base do voluntariado através de um trabalho sério, activo e interventivo na preservação da natureza, pretendendo ser um parceiro social na defesa das questões que influenciam a qualidade de vida das populações.


A AMAV pretende estabelecer um contacto mais próximo com este Grupo e proporcionar aos nossos moradores o usufruto de algumas das suas iniciativas, como por exemplo


Caminhada a Lagoa de S. André: Res. Nat. das Lagoas de Stº. André e da Sancha


17/06/11

Petição Online





Carregue na Ligação abaixo e assine !









Tome um Café com o Vereador

No âmbito do que se tem passado na Verdizela o Sr. Vereador da CMS propôs-se ouvir os habitantes e munícipes da Verdizela.


A AMAV aprecia o gesto e sendo uma associação apolítica, recebe-lo-à nessa condição, expondo os últimos acontecimentos bem como reforçando outras preocupações onde incluirá uma conversa já iniciada oficialmente com ele a propósito do seu pelouro da Segurança sobre o tema Guardas-nocturnos.


Esperamos por ele e convidamos todos os que pretenderem contribuir pela presença ou por sugestões para o nosso email.


Esperamos também receber outras forças politicas e sociais do Conselho tanto na nossa Festa como em ocasiões como a que o Vereador nos propôs. 


Mantemos o nosso espírito e mente neutral  mas agrada-nos que nos dêem atenção


O Presidente da Direcção
Roberto Robles

Petição

Assine durante a Festa


Dirigido a:



PARA: IGAOT(Inspecção-Geral do Ambiente e do Ordenamento do Território), CCDR-LVT ( Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – Lisboa e Vale do Tejo) e CMS (Câmara Municipal do Seixal)
Petição – Pela protecção dos Pinheiros na Verdizela
Esta petição vem no sentido de impedir que o Aldeamento da Verdizela continue a ser fustigado por um abate descontrolado e maciço de pinheiros nos espaços comuns, deixando de ser um local aprazível para usufruto de moradores e visitantes. Este Aldeamento nasceu no meio de um pinhal e não faz sentido continuar a lutar contra este ecossistema.
Ao mesmo tempo, contribuímos para uma preservação ambiental da Terra onde vivemos com todas as vantagens a ela inerentes.
Incentivamos ao corte de árvores doentes, mas com uma fiscalização rigorosa sobre as árvores identificadas como tal. A Associação de Moradores do Aldeamento da Verdizela (AMAV) tem vindo a colaborar com a Câmara Municipal do Seixal neste sentido e pretende continuar a faze-lo.
Apoiamos o corte de pinheiros que salvaguardem a nossa segurança e não qualquer utilização abusiva e negligente da lei, que apenas favoreça interesses comerciais que por vezes tem acontecido.
Consideramos que os moradores, através dos seus representantes – a AMAV, devem ser incluídos como auxiliares privilegiados para controlarem ilegalidades e interpretações abusivas da legislação na zona da Verdizela, através do aviso escrito prévia de todos os licenciamentos sobre o assunto que sejam processados pelas entidades competentes.
OS MORADORES DA VERDIZELA E O PLANETA AGRADECEM!  
Nome
Bi ou similar
Assinatura



Comunicado 18 Junho




Caros Moradores

Há 18 meses que aguardamos:
·         Informação concreta sobre a resolução do problema do saneamento básico
·         Solução decente para o estado dos nossos arruamentos
·         Resposta sobre a nossa proposta de sede para a AMAV
·         Resposta sobre a nossa proposta de colocação de contentores de lixo que resolvam o problema de quem vem cá passar o fim-de-semana
·         Solução para a melhoria da segurança no aldeamento
·         Resposta ao nosso pedido de construção de um circuito de manutenção

Não temos estado passivamente à espera! Mas a paciência também se esgota!
Contudo, lembraram-se da Verdizela, mas para os piores objectivos:
As zonas verdes estão a ser alvo do abate indiscriminado de pinheiros e alguns terrenos particulares sofrem um corte total de árvores, perante a negligência e opções erradas da entidade fiscalizadora autárquica. A Verdizela não pode ser um viveiro para fornecer madeira às serrações da região.
A Direcção da AMAV não quer remeter-se a uma mera “Comissão de Festas”, pelo que preconiza o seguinte:
Pedir aos moradores e amigos da Verdizela para assinarem a Petição Pública para controlar o abate descontrolado de pinheiros
Recorrer a outros meios legais para chamar a atenção para o abandono da Verdizela por parte da Câmara Municipal

Já conseguimos fazer chegar informação e receber sugestões da maioria dos moradores.


Disponibilizamos 3 meios de contacto electrónico Pagina de Facebook, Blogue e Email
E 2 meios físicos: Um placar no Centro Comercial, e todos os membros da AMAV.
Para acender o rastilho que definitivamente ponha a Verdizela no mapa do Concelho, precisamos do vosso apoio e da congregação de esforços com a Associação de Jovens Mundo Verde e de outras Associações de Moradores nossas vizinhas.

            ASSINE A NOSSA PETIÇÃO

                                         COMUNIQUE CONNOSCO

                                                                       FAÇA-SE SÓCIO

O Presidente da Direcção
Roberto Robles

Nota final – Após o período de férias vamos dar início ao processo de eleição dos novos Corpos Gerentes. Apelamos a que demonstrem a vossa disponibilidade para constituírem e integrarem listas que revitalizem a nossa Associação


08/06/11

Estamos no Facebook !

Seja nosso amigo em :

www.facebook.com/moradores.verdizela

Festa da Verdizela - Ajudem s.f.f.







Caros moradores

A Associação de Moradores vai promover a nossa Festa da Verdizela no próximo 18 de Junho, conforme programa afixado no nosso placar.
O sucesso obtido no ano passado, incentiva-nos a fazer mais e melhor.
Contudo, pese a colaboração dos jovens do Mundo Verde, as tarefas são muitas para os poucos elementos da Associação.
Assim, vimos por este meio solicitar a colaboração que entendam e possam disponibilizar, concretizada da seguinte forma, no próprio dia da festa:
- Às 10 horas, concentração no Centro Comercial da Verdizela, tendo em vista a montagem de mesas, de iluminação, etc.
- Às 19 horas, no mesmo local, para colaboração nas diversas actividades de confecção e distribuição dos alimentos

Mais solicitamos que nos comuniquem, por este meio, as vossas disponibilidades.

As nossas cordiais  saudações associativas

Roberto Robles
Presidente da Direcção