30/08/11

Pedido da CMS - Resíduos de Jardim


Recebemos do Sr. Vereador Joaquim dos Santos o pedido que abaixo reproduzimos (e subscrevemos)


N/Registo Interno nº 17860 de 2011-07-26
N/Registo Saída nº 28818 de 2011-08-25

Exmo. Sr. Presidente da Associação de Moradores da Verdizela,

Serve o presente para informar que são constantemente depositados em terrenos municipais resíduos provenientes da manutenção dos jardins dos munícipes (podas, abates, etc.) e entulho de obras, encontrando-se estes amontoados em grandes quantidades e dispersos de Norte a Sul da Verdizela.

Neste contexto, e uma vez que este facto é uma condicionante negativa à Defesa da Floresta Contra Incêndios, foi solicitado à Divisão de Fiscalização Municipal um reforço na fiscalização, para tentar diminuir/evitar estas deposições ilegais e à Divisão de Salubridade para proceder à recolha dos resíduos nos terrenos municipais.

Face ao exposto, solicita-se a colaboração de V. Exa. para sensibilizar os munícipes residentes, de forma a evitar deposições ilegais de resíduos de jardins e de entulhos de obras em terrenos municipais ou privados.

Esperando ir ao encontro das expectativas de V. Exa. na promoção da qualidade de vida no Município do Seixal, despeço-me com os melhores cumprimentos,


O Vereador do Pelouro


Joaquim do Santos

3 comentários:

Tânia Godinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tânia Godinho disse...

É realmente um dos maiores problemas da Verdizela, a acumulação de resíduos, não só verdes, por todo o lado. Aquando a disponibilidade da Câmara para a recolha porta a porta dos resíduos verdes foi criada uma oportunidade para que os mesmos não fossem deixados ao abandono em terrenos alheios, mas parece que nem todos os jardineiros têm conhecimento deste serviço da Câmara mas compete-nos a nós, moradores lhes transmitir. O mesmo se passa com os resíduos de construção e demolição, vulgo "entulhos", os donos de obra (nós, donos das propriedades e habitações) devemos alertar para quem faça as obras inclua nos seus orçamentos a gestão dos resíduos gerados. Esta gestão pode ser feita através da Câmara, com os Big-Bags que podem ser requisitados na Loja do Cidadão Seixal(Centro Comercial da Amora)ou em empresas (operadores de gestão de resíduos) que façam a gestão de "entulhos" com estes ou equipamentos maiores como é o caso dos contentores de obra.
Em suma, queria apenas dizer que realmente todos nós sabemos que estes serviços existem, porque a Câmara foi distribuindo informação (Correio ou na internet), mas na verdade quem nos faz o serviço de obras, jardinagem ou outros serviços geradores de resíduos, não sabem... ou não querem saber...
Com os melhores cumprimentos,
Tânia Godinho

maria ingwall disse...

eu sempre meti o lixo do jradim em sacos de plástico que depositei, atados, do lado de fora do muro, no dia da recolha, que ultimamente era a segunda feira, uma vez que quase todos os moradores tratam dos seus jardins ao fim de semana.
Mas agora alguém me disse que já nºao se podem colocar mais do que 3 sacos de cada vez, e os excedentes tem de ser levado para um depósito de lixo não sei onde.... É verdade? Se é verdade, onde é esse depósito de lixo?
Mariaingwall@gmail.com