02/02/10

Reunião com Vereador da C.M.S.

No dia 29 de Janeiro, pelas 15h, realizou-se uma reunião entre elementos da Associação de Moradores do Aldeamento da Verdizela (AMAV) e o Vereador Jorge Silva que detém o pelouro do Urbanismo e Infra-Estruturas Municipais na Câmara Municipal do Seixal (CMS). Nessa reunião o Vereador Jorge Silva forneceu algumas informações relevantes, que passamos a expor:

1- A CMS considera importante a existência da AMAV e para a apoiar propôs-se reparar as antigas instalações dos bombeiros na Av. Pinhal da Aroeira, adaptando-as de forma a servirem de sede da associação. Brevemente vão ocorrer contactos com um técnico da CMS para avaliar as obras a realizar, definir os pormenores da reparação e o protocolo de cedência das instalações.

2- A CMS está consciente de que as ruas e avenidas da Verdizela estão muito danificadas. Contudo uma intervenção profunda não faz sentido sem que primeiro seja construída a rede de esgotos domésticos tão desejada pelos moradores. Contudo, devido às elevadas verbas que esta última intervenção implica, a CMS estima que essa obra só possa ter início em 2011, como se verá adiante.
Esta questão é importante pois representa actualmente a face mais visível da degradação das condições do aldeamento e causa naturais transtornos a todos os moradores. Por isso a AMAV pediu que a Câmara procedesse com urgência à reparação dos buracos que existem nas várias ruas e avenidas da Verdizela.
Também pediu que fosse alcatroado o troço da Rua Pateira de Fermentelos que ainda tem o piso em terra. A AMAV chamou a atenção para o facto desta rua desempenhar um papel estruturante na rede viária da Verdizela por funcionar como uma 3ª entrada no aldeamento, permitindo descongestionar as outras duas entradas que têm o piso muito desgastado.

3- A CMS reconhece que as actuais condições de saneamento na Verdizela não são as adequadas e quer construir uma rede de esgotos domésticos ligada ao colector que está na rotunda da Av. Pinhal do Caldas e sobre este assunto, que interessa a todos os moradores, deu importantes notícias: Anunciou que já está pronto todo o projecto da rede de esgotos domésticos e ainda que a Câmara se propõe assumir os encargos da construção, da respectiva espinha dorsal do projecto, na zona mais antiga do aldeamento.
De facto prevê que cada morador apenas pague a taxa de ligação à rede de esgotos, que está regulamentada e corresponde actualmente a cerca de 700 euros. A CMS pretende que este processo seja semelhante ao seguido na vizinha Marisol, onde os moradores de cada arruamento entregaram à Câmara materiais de construção no valor da taxa de ligação.
Os pormenores sobre esta comparticipação serão tratados quando chegarmos à fase de construção e aqui é que está o problema: as obras têm um custo muito elevado e por isso só está previsto iniciar os trabalhos para o ano, sendo necessário dividir a execução da obra em várias fases.
De facto estima-se que a actual rede pluvial enterrada sob as ruas da Verdizela não deverá resistir às obras de colocação da rede doméstica e consequentemente prevê-se construir simultaneamente as duas redes (doméstica e pluvial). Por outro lado a obra vai incluir a repavimentação das ruas e avenidas.
Dados os valores em causa, a estimativa de início das obras no próximo ano terá de ser confirmada pelo Presidente da Câmara, o que será comunicado em próxima reunião.

4- A Verdizela é composta por várias zonas e a AMAV representa actualmente os interesses dos moradores de todas elas. A zona das quintinhas é aquela que está mais próxima da Avenida do Mar, onde existem várias estradas em terra e onde não há esgotos. A Câmara considera que a construção de estradas e de esgotos nessa zona é da responsabilidade dos proprietários, que para o efeito se deverão associar de forma a partilhar os encargos.
A AMAV disponibilizou-se para entrar em contacto com os moradores dessa zona do aldeamento para lhes explicar a situação e procurar estabelecer os consensos que permitam iniciar as obras.
5- Outras questões relacionadas com Segurança do Aldeamento, acções sobre pinheiros doentes, colocação de depósitos de lixo que sirvam de complemento aos contentores individuais e assuntos de carácter lúdico e desportivo, foram encaminhados para os respectivos pelouros. Tencionamos brevemente solicitar reuniões com os respectivos responsáveis.

Dada a importância destas informações foi decidido comunicá-las a todos os sócios para que possam dar a sua opinião. A direcção da AMAV pretende continuar a realizar reuniões com a Câmara Municipal e quer exprimir nessas reuniões o sentir dos Moradores da Verdizela.

5 comentários:

david_avelar disse...

Parabéns. A reunião parece ter sido bastante produtiva. Vamos então aguardar pela:

- Sede
- Ruas "remendadas" o quanto antes.
- Proposta para saneamento faseado.

Espero que os resultados apareçam o quanto antes à imagem do início dos remendos...

José Pardal disse...

Espero que desta vez a Câmara não se fique só pelas palavras... Quanto ao tapar dos buracos apenas vi (será que vejo bem?) tapadas as crateras da Pinhal do Caldas e da Verdizela... os buracos pequenos ficam a crescer e as outras ruas...

Emilio Martin disse...

Parabems, e um inicio e asinala a boa direçao. Se precisar de ajuda, marque uma reunion e combinamos!
Como tudos os moradores, aguardamos impaciente os resultados.

Unknown disse...

Fico contento por saber que alguma coisa esta a ser feita.
Desde ja quero tambem dizer que estou disponivel para ajudar a Associacao, uma vez que todos somos moradores, todos devemos desenvolver um papel.

Em relacao as ruas remendadas, nao me parece que esteja realmente a acontecer, pareceu-me que tal so aconteceu na avenida principal e pouco mais, sendo que os pequenos buracos depressa se tornam grandes e os problemas de circulacao agravam-se... sei que temos de esperar que o tempo melhore mas sera que realmente ai vao proceder aos "remendos"...

Rita Algarvio

david_avelar disse...

Em relação aos pinheiros, detectei alguns... podem ser consultados aqui:

http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8&hl=en&msa=0&ll=38.582761,-9.151783&spn=0.018921,0.038581&z=15&msid=113369030925306485496.0004809b21771e72d27cc