
Procuram-se Comentários, Fotos, Criticas, Elogios, Localizações GPS, Insultos, Festas, Abraços, Palavrões ou outro tipo de manifestações para sentirmos que estão vivos ... ou não !
Participem !
Este blogue tem por objectivo principal dar a conhecer aos Moradores da Verdizela a actividade desenvolvida pela respectiva Associação de Moradores
A reunião ocorreu no dia 20 de Abril, pelas 18h30. Em representação da AMAV estiveram Roberto Robles, Edgar Coelho, Eugénio Sousa e João Cardoso. O Presidente da AMAV, Roberto Robles manifestou o interesse da associação na contratação de guardas-nocturnos para a zona da Verdizela. O Vereador Paulo Cunha informou que actualmente não existe esse serviço de guarda-nocturno em nenhuma zona do Concelho do Seixal. Contudo a autarquia tem estado a produzir a regulamentação necessária para que esse serviço se possa iniciar em breve. A demonstração de interesse da AMAV pode contribuir para que esse processo seja mais célere. Uma das questões a resolver prende-se com a divisão do Concelho em áreas de intervenção, tendo a AMAV sido informada de que 3 áreas estão já previstas: Amora, Cruz de Pau e Fogueteiro. Está também em discussão com a Junta de Freguesia de Amora a criação da área de Belverde. O Vereador Paulo Cunha apresentou a possibilidade dessa futura área ser estendida para englobar também a Verdizela e indicou que se prevê mais tarde alargar o serviço de guarda-nocturno a todas as freguesias do Seixal. Ficou decidido que a AMAV irá enviar à CMS, dirigida ao Pelouro da Segurança, uma exposição sobre as razões pelas quais entende necessário a rápida entrada em funcionamento deste serviço, bem como a justificação para que seja criada uma área de intervenção restrita à Verdizela. Foram mencionados vários factores favoráveis à pretensão da AMAV como o tipo de urbanização em causa, com moradias unifamiliares afastadas umas das outras, o facto de ser uma zona periférica do Concelho e da Freguesia e ainda o facto de existirem vários lotes não construídos e algumas residências secundárias apenas ocupadas sazonalmente, contribuindo para um grande afastamento entre cada morador e os seus vizinhos. O Vice-Presidente da AMAV, João Cardoso referiu em seguida o problema dos pinheiros doentes na Verdizela. Indicou ter conhecimento de que dois deles caíram numa recente tempestade e que um deles provocou alguns estragos. Salientou que existem alguns outros que estão em risco de cair e que existe também muito mato em algumas zonas, que é importante remover para minimizar o risco de incêndio. Ficou decidido que a AMAV irá fazer um levantamento das situações críticas e que irá enviar à CMS, dirigida ao Pelouro da Segurança, uma lista dos casos conhecidos com a localização no mapa da Verdizela, para que se possa proceder a uma vistoria ao local e à sua remoção.
MAIL AO PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA
Sr. Presidente
Em primeiro lugar penintenciamo-nos por só agora informarmos o que pretendemos para a festa da Verdizela de 26 de Junho.
Consideramos que no período de gestão desta Direcção da nossa Associação de Moradores, os resultados do nosso trabalho são insignificantes, pelo que o espírito não é de grandes festas.
Contudo, na aposta que fizemos de transparência, tanto para com que as entidades que nos apoiam como em relação aos moradores, entendemos que aquela data será uma boa altura para prestarmos contas às pessoas.
Assim, para além de uma pequena apresentação dos resultados obtidos, aceitaremos de bom grado o apoio para uma pequena animação ao vosso critério.
Mais próximo da data estaremos disponíveis para que nos convoque para uma reunião de concretização do pretendido.
Por outro lado, manifestamos a nossa intenção de adquirir os placares de informação, caso continue a ser-vos impossível a sua breve manufactura. De bom grado apoiaremos essa Junta de Freguesia disponibilizando-vos espaço para a informação que pretendam divulgar.
Iremos igualmente fazer o ponto da situação com o Sr. Vereador Jorge Silva, transmitindo alguma frustração relativamente à nossa desejada sede. Passados meses, nem sequer tivemos o prometido contacto de um técnico para fazer o levantamento das necessidades.
Como vê, Sr. Presidente, razões não faltarão aos moradores para transformarem esta Direcção no "bombo da festa" de 26 de Junho.
Com os melhores cumprimentos
Roberto Robles
Presidente da Direcção

Escolhemos viver no meio “deles”, alguns de nós não gostam “deles”, alguns de nós “arrancam-nos”, alguns insectos, lagartas e outros bichos e pragas também “os” detestam mas aí estão eles na sua verdura e grandeza de mais de 20 metros de altura libertando as suas flores douradas após nos terem brindado com pó de ouro e pinhas para a lareira e churrasco.
Enfim, amem-me ou odeiem-me mas não me ignorem!
É necessário não os ignorarem pois podem-nos cair em cima das casas, carros e dar-nos despesas grandes. Para isso é necessário prevenir.
Mandem-nos fotos de telemóveis de maquinas xpto, localizações, ruas, avenidas,GPS ao pé de … ao lado de … para compilarmos um dossiê para as autoridades na matéria.
Como cidadão participe para melhorar o local em que vive.
Faça-o já !
A AMAV, para além das “lutas” travadas no sentido da melhoria das condições de vida de todos os moradores, entende ser seu dever, na medida do possível, proporcionar a todos condições de prática desportiva e de fruição cultural. Se na área do desporto as condições são relativamente aceitáveis, já na área da cultura… A falta duma sede que nos permitisse a realização de eventos culturais é um óbice que procuraremos ultrapassar com recurso à imaginação. Assim pensámos a realização, em Maio, duma sessão de poesia, “Poesia Vadia”, a levar a efeito num Sábado à tarde nas esplanadas dos cafés, já temos acordo e apoio de um dos cafés, onde todos os moradores poderão ouvir ou ler Natália ou Sofia, Régio ou Pessoa, ou ainda dizer poemas dos próprios, no intervalo entre duas bebidas. Nesta primeira tentativa contaremos com a presença de alguns elementos do grupo de “Poetas Almadenses” que procurarão motivar os “verdizelenses “ para o prazer que nos proporciona a beleza dum Soneto de Florbela ou a força dum poema de Torga.
Esperamos tê-los motivado para o evento e oportunamente voltaremos ao contacto com esclarecimentos definitivos, nomeadamente sobre data e hora.
Aqui fica um "cheirinho"
http://poetas-almadenses.blogspot.com/